NEB Conclui Plano de Desenvolvimento 2018-2022

Postado em 14 de maio, 2018

Após dois meses de construção, o Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB) concluiu o seu primeiro Plano de Desenvolvimento, chamado de PDNEB, para o período 2018-2022. Além da orientação da PROPLAN, a construção do PDNEB contou com a participação e colaboração de seus onze docentes e três técnicos-administrativos, conforme faz questão de destacar o Prof. Ronaldo Araújo, Diretor-Geral do NEB.

Para o professor Ronaldo Araujo, o plano se constitui numa ferramenta fundamental para a definição dos passos iniciais do Núcleo que, segundo informa, tem uma função estratégica na sociedade: o fortalecimento dos processos de produção e socialização do conhecimento que envolve a educação básica na Amazônia. Ele salienta que o plano define ferramentas e atividades que vão permitir o fortalecimento do núcleo e, consequentemente, a definição de ações vinculadas à rede básica e a articulação com pesquisadores em educação da Pan-Amazônia.

Segundo o professor Ronaldo, em razão do NEB ainda estar em fase inicial de suas atividades – pois foi criado em novembro de 2017 -, o plano, além de atender a uma exigência institucional, se reveste de instrumento fundamental à promoção de uma cultura interna de ações planificadas, que permitirá a sua consolidação como unidade acadêmica transdisciplinar. “A ampliação de nossa área de atuação, com a oferta de cursos lato sensu e a futura criação do doutorado da Rede Educanorte – que já está em fase de avaliação junto à CAPES – são ações previstas para realizarmos no período compreendido entre os anos de 2018 a 2022. O nosso plano de desenvolvimento busca, por fim, organizar nossa valorosa experiência acadêmica e em gestão para o desafio de estruturar uma competência em educação básica, de caráter transdisciplinar, na UFPA”, finaliza.

O PDNEB 2018-2022 tem vinte e duas iniciativas táticas, todas alinhadas aos atuais objetivos estratégicos da UFPA. Parte dessas iniciativas visa estabelecer parcerias acadêmicas para influenciar a melhoria de políticas públicas e práticas pedagógicas na educação básica da Pan-amazônia, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.

Outras iniciativas relevantes do plano são relacionadas ao estabelecimento de redes colaborativas com a escola básica, a implementação um observatório de educação e a formalização de relações com a sociedade civil e organizações públicas e privadas no âmbito da educação básica.

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